cover
Tocando Agora:

Agricultores potiguares relatam ter visto fenômeno raro no céu

Segundo a Emparn, fenômeno acontece devido a grande umidade e altitude

Agricultores potiguares relatam ter visto fenômeno raro no céu
Agricultores potiguares relatam ter visto fenômeno raro no céu (Foto: Reprodução)

Moradores de municípios do interior do Rio Grande do Norte, como Rafael Godeiro e Marcelino Vieira, na região Oeste do estado, visualizaram uma cena inusitada no céu na manhã desta sexta-feira 15. O acontecimento trata-se do Halo Solar, como é conhecido, um fenômeno óptico, onde é possível ver um “anel” de luz rodeando o sol.

O agricultor Luiz Eduardo acompanhou o Halo no Sítio Exu, zona rural de Marcelino Vieira, entre às 7h e 10h. De acordo com ele, na cidade onde mora, as pessoas comentam que o fenômeno acontece como uma espécie de “sinal” de chuva. “Sempre meu avô dizia que quando o círculo está no sol desse jeito é sinal que em dois ou três dias vai chover”, conta.

Já em Rafael Godeiro, a cena foi registrada pelo agricultor Ideison Pereira, conhecido como “Chumbinho”. “Começou às 9h da manhã. Aqui tem diversos comentários. Estão dizendo que os mais velhos falavam ser sinal de chuva, outros explicando que é um fenômeno natural, algumas coisas eu nem entendi direito. Tem uma mulher dizendo que isso é Deus perto de vir”, disse.

O QUE É O HALO SOLAR?

O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, explica que o fenômeno acontece por causa da alta umidade, além de “altitudes devido ao vórtice ciclônico. A luz reflete na umidade e causa esse efeito. Essa umidade, na verdade, são cristais de gelo”, relata.

De maneira semelhante ao arco-íris, a luz, ao atravessar as partículas de gelo, se decompõe nas cores conhecidas. No entanto, no caso do halo solar, o formato circular é resultado da geometria específica desses cristais de gelo.

Comentários (0)