Lewandowski vem ao RN de novo para acompanhar busca por presos fugitivos
Busca por presos de Mossoró completa um mês nesta quinta-feira 14; trabalho de captura deverá ser reforçado
13/03/2024 08:19
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, viajará nesta quarta-feira 13 a Mossoró, no Rio Grande do Norte, para acompanhar de perto as buscas pelos dois presos que fugiram do presídio federal de segurança máxima. É a segunda ida à cidade desde que a fuga ocorreu. A primeira foi em 17 de fevereiro, três dias após a fuga. Ele deu entrevista coletiva acompanhado da governadora Fátima Bezerra (PT) e do secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia.
Hoje, Lewandowski se reunirá com os integrantes das forças policiais encarregados de liderar a procura pelos criminosos e verá de perto parte da operação. O ministro deixará Brasília por volta das 7h e deve retornar hoje mesmo.
Há expectativa de que o ministro anuncie durante a viagem a ampliação dos esforços de busca. A possibilidade foi mencionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista ao SBT nesta segunda-feira.
A tentativa de captura de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça completa um mês nesta quinta-feira. Foi a primeira vez que uma penitenciária federal de segurança máxima registrou uma fuga. O episódio vem causando constrangimento ao governo desde então.
A Força Nacional foi mobilizada e tem atuado nas últimas semanas em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
Deputado segura convocações e pede ‘voto de confiança’ em ministro
O presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP) da Câmara dos Deputados, Alberto Fraga (PL-DF), retirou de pauta uma série de requerimentos que pediam a convocação do ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).
Quatro deputados pediram que o ministro fosse convocado para falar sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Os requerimentos de convocação fora apresentados à CSP por três deputados do PL, partido de Fraga, e um do União. O presidente da comissão, no entanto, pediu moderação. Ele afirmou que se encontraria com Lewandowski às 18h desta terça-feira, e pediu “um voto de confiança” aos autores dos requerimentos.
“Não sou de fugir de luta nenhuma. Mas recebi um telefonema do Ministério da Justiça e hoje tenho, às 18h, uma reunião com o ministro Lewandowski. Sinceramente, não acho razoável em uma primeira reunião a gente já entrar com requerimentos de convocação de um ministro, quando na verdade sequer eu sei qual é o posicionamento dele. Nenhum de nós sabemos. Queria pedir um voto de confiança aos senhores autores dos requerimentos. Queria pedir esse voto de confiança aos senhores. Deixa eu conversar com o ministro Lewandowski. Precisamos do diálogo. Não temos que levar tudo a ferro e fogo. O governo precisa das nossas ideias”, afirmou Fraga.
Comentários (0)