cover
Tocando Agora:

Prefeito de João Dias (RN) é morto junto com o pai em atentado

Chefe do Executivo de João Dias foi socorrido em um hospital da cidade paraibana de Catolé do Rocha mas não resistiu aos ferimentos

Prefeito de João Dias (RN) é morto junto com o pai em atentado
Prefeito de João Dias (RN) é morto junto com o pai em atentado (Foto: Reprodução)

O prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, foi assassinado na manhã desta terça-feira (27) em um atentado na zona rural da cidade. O ataque também resultou na morte do pai dele, Sandi Alves de Oliveira. As circunstâncias do atentado ainda são imprecisas, mas a Polícia Militar confirmou a ocorrência. O chefe do Executivo de João Dias foi socorrido em um hospital da cidade paraibana de Catolé do Rocha, mas não resistiu aos ferimentos.
Marcelo Oliveira, que é candidato à reeleição pelo União Brasil. A morte do político foi confirmado pela Polícia Civil. Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed-RN) informou que já mobilizou efetivos operacionais da Polícia Militar e da Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos no atentado.
De acordo com a Polícia Civil, ainda não há linha de investigação definida para o caso.
O crime foi registrado nesta manhã, no próprio município de João Dias, em condições ainda a serem esclarecidas. A motivação também está sendo investigada.
João Dias, uma das cidades mais polêmicas do Rio Grande do Norte, tem sido marcada pela influência de organizações criminosas. Em 2022, a eleição de Marcelo — cujo nome de batismo é Francisco Damião de Oliveira — e da vice-prefeita, Damária Jácome, ocorreu em meio a acusações de envolvimento com o crime organizado.
Damária tem vários parentes associados ao tráfico de drogas e armas. Atualmente, ela é candidata à Prefeitura de João Dias pelo partido Republicanos, concorrendo contra o atual prefeito, mas a candidatura dela ainda aguarda julgamento da Justiça Eleitoral.
Polêmica em 2022
Logo após a eleição de 2022, Marcelo renunciou ao cargo alegando problemas de saúde, mas posteriormente voltou ao cargo por meio de uma ordem judicial, afirmando que havia renunciado por pressões e ameaças de morte da família da vice-prefeita. Em julho de 2021, a vice-prefeita Damária assumiu o cargo de prefeita, mas enfrentou um mandado de prisão em dezembro por suspeitas de envolvimento com crimes.
Em 2022, o Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou a Operação Omertá. As investigações apontaram que o grupo de Laete Jácome, pai de Damária, teria extorquido Marcelo para que ele renunciasse. Além disso, o grupo é suspeito de lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e outros crimes, utilizando empresas de fachada para movimentações bancárias suspeitas.
Crime organizado
A família de Damária Jácome tem um histórico de prisões e confrontos com a polícia. Em 2021, dois de seus irmãos morreram em uma troca de tiros com a polícia na Bahia. Outros dois irmãos também foram presos por tráfico de drogas. O próprio Laete Jácome foi preso em flagrante em 2020, junto com outras seis pessoas, por posse ilegal de armas e munições.
REPORTAGEM EM ATUALIZAÇÃO

Comentários (0)